Filhotes descendentes da linhagem genética de Matuto, Soberano, Sentinela, Prorrogação, Euros, Vila Rica, Tilim, Miracatú, entre outros.
Sobre o Curió:

Outro Nome: Avinhado.

Nome Científico: Oryzoborus angolensis.

Significado do Nome: Curió significa na linguagem indígena "Amigo do homem". 

Ordem: Passeriformes.

Família: Fringílidas.

Alimentação no Habitat Natural: basicamente de alguns insetos e várias sementes, com exclusividade para a semente do capim navalha. 

Cor: marrom pardo quando novo. Depois de completar 420 dias, as penas dos machos ficam pretas, com apenas uma pequena mancha branca na asa. Sua barriga e peito fica na cor vinho. 

A fêmea é marrom pardo, com um tom mais claro no peito, mesmo quando adulta. 

Localização: Todo o Brasil e alguns lugares da América do Sul. Habita as regiões litorâneas brasileiras, principalmente o litoral paulista. 

Tempo de Vida: 30 anos no cativeiro (se bem cuidado) e de 8 a 10 anos na vida selvagem.

Tamanho: 14 cm.

Época de Acasalamento: Ocorre desde o mês de agosto até o fim de março. 

Fêmea - Início do Perído Fértil: 6 meses a 1 ano.

Período de Incubação: 12 dias.

Números de Ovos: 1 a 3 ovos por ninhada.

Muda (Troca de Penas): Acontece, normalmente, entre fevereiro e maio.

O nome Curió, na língua tupi guarani, significa "Amigo do Homem", pois este pássaro gostava de viver perto da aldeia dos índios. Esta característica de se aproximar do ser humano, a sua elegância, a enorme capacidade de disputar pelo canto o domínio do território e a enorme qualidade de seu canto fez do curió um pássaro "amigo" muito estimado entre os criadores e amantes de pássaros em geral. 

O bicudo (oryzoborus maximiliani) é um parente muito próximo do curió e também excelente cantor, só que um pouco maior e todo preto, com a mesma mancha branca na asa. O canto de curiós e bicudos são tão apreciados que, nos concursos, essas qualidades são avaliadas através de critérios como voz, andamento do canto,notas corretas, dentre outras.

O Curió aprende a cantar desde pequeno com o pai; porém, aconselhamos que os filhotes ouçam o canto do pai somente se este canto for perfeito. 

As aves emitem sons que podem exprimir alegria, tristeza, aviso de alerta, dentre outros. Há uma grande variedade de cantos, e varia de região para região, havendo casos de pássaros que emitem até 40 assobios diferentes.

No Brasil já foram encontrados mais de 128 cantos diferentes. Os mais conhecidos são: Praia Grande, Paracambi, Uberaba, Vi te teu e Mateiro (que é o natural do pássaro). Quanto à repetição a cantada pode ser curta (de 1 a 4 cantos) ou longa (mais de 5 cantos). O canto mais difundido por todo o Brasil é o chamado Praia Grande. Esse canto é originário das praias paulistas e, atualmente, está extinto na natureza, ou seja, os pássaros selvagens não mais o emitem. Por isso, a preocupação dos criadores de todo Brasil é que seja mantido, em cativeiro, esse tipo de canto.

O Curió além de excelente cantor é um imitador nato. Por conta disso, não é aconselhável criá-lo com outras espécies de pássaros, porque ele aprenderá facilmente o canto que ouvir, perdendo, assim, a pureza de suas notas musicais características. 

O melhor tempo para o filhote de curió iniciar o aprendizado no encarte do canto praia grane clássico é quando novo, de 45 dias à 2 meses de vida, colocando o pássaro para escutar o canto de CD ou de um mestre (pássaro do plantel que possui o melhor canto), mas também pode aprender depois de velho,caso ele for "cabeça mole" (nome dado pelos criadores a um curió que, ao escutar um canto diferente do seu, troca de canto facilmente). 
Você pode encontrar CD contendo gravações de canto de curiós, especiais para o treinamento de filhotes e aperfeiçoamento do canto de curiós adultos.