Filhotes descendentes da linhagem genética de Matuto, Soberano, Sentinela, Prorrogação, Euros, Vila Rica, Tilim, Miracatú, entre outros.

História do Curió Solito. Raçador do Sul.

Santo de casa também faz milagres, o  curió "Solito", raçador daqui do Sul, encantou os Catarinenses com seu mavioso canto praia grande clássico, sagrando-se Bi-Campeão Sul Brasileiro, sendo empregado após como galador, espalhando a sua raça e perpetuando o seu fator genético por esse Brasil afora. 
O Estado de Santa Catarina teve no passado curiós raçadores que espalharam suas genéticas aqui no estado, bem como em outros estados brasileiros, produzindo filhotes de excelente qualidade de canto. 
O curió "Solito" foi um desses raçadores. Nasceu em 1982 aqui em Santa Catarina, criado pelo Sr. Darci Rosa, na cidade de Joinville-SC, sendo filho de uma fêmea chamada "Mingota" de Itajaí-SC e de um curió raçador muito conhecido pelos curiozeiros daqui do Sul, chamado "Xerox", vindo aqui para o estado, adquirido da cidade de Curitiba-PR do Sr.Orlando Cachoeira.
O curió "Solito" participou de vários Torneios, sagrando-se Bi-Campeão Sul Brasileiro, nas categorias Pardo e Preto, sendo que com 3 anos, perdeu algumas notas no canto, sendo empregado como galador, espalhando e perpetuando o seu fator genético.
O curió "Solito" tinha uma predominância genética muito forte que transmitia aos filhotes, pois foi acasalado com várias fêmeas de diversas genéticas daqui de Santa Catarina e fêmeas vindas de outros estados e todos os seus filhotes deram muito bons, sendo que suas filhas foram excelentes criadeiras e seus filhos destacavam-se pela inteligência e facilidade em encartar o canto, todos repetidores ou pelo ímpedo fogoso para ser empregados como galadores.
O curió "Bugrinho" (recebeu esse nome em virtude de seu primeiro proprietário ter o apelido de “Bugre”), foi um curió conhecido por todos os curiozeiros do país, é filho do curió "Solito" e de uma fêmea chamada "Rosinha".
O curió "Solito" foi de propriedade do Sr. Valdir Karnop e João Gordo (sociedade), sendo disponibilizado ao Sr. Hans, que o disponibilizou ao Sr. Osni Krambec da cidade de Joinville-SC, ficando nas mãos do Sr. Osni Krambec por um período de 4 anos, sendo que esse magnífico pássaro morreu no dia 7 de setembro de 2002, com 20 anos de idade.
o  curió "Solito", raçador daqui do Sul, encantou os Catarinenses com seu mavioso canto praia grande clássico, sagrando-se Bi-Campeão Sul Brasileiro, sendo empregado após como galador, espalhando a sua raça e perpetuando o seu fator genético por esse país afora, deixando o seu legado registrado nos anais da história. 

Vilson de Souza.