Filhotes descendentes da linhagem genética de Matuto, Soberano, Sentinela, Prorrogação, Euros, Vila Rica, Tilim, Miracatú, entre outros.

História do Curió Guga.


Nasceu no ano de 1996, no Criadouro do Sr. Valter, no Bairro da Freguesia do Ó, na cidade de São Paulo.
Filho do curió Poderoso e Dengosa, desde cedo o "Guga" mostrou sua enorme capacidade de aprender o canto Praia Grande Clássico.
Foi treinado pelo Sr. Lee da cidade de São Paulo e, ainda pardo, no ano de 1997, foi transferido para o plantel do Sr. Pedro Camandona, na cidade de Osasco-SP. Continuou a receber instruções de canto e graças à habilidade de manejo e à dedicação do Sr. Pedro, desenvolveu todo seu potencial para repetição.
Há vários anos o Sr. Pedro incorporou o "Guga" em sua criação, produzindo excelentes filhos que se destacam pela repetição e pela facilidade no aprendizado do Canto Praia Grande Clássico.
Desde então o Sr. Pedro dedicou-se ao máximo na criação, para poder atender à todos que procuram por filhotes do "Guga", tanto as fêmeas quanto os machos, disputados até com antecedência pelos amigos e apreciadores de vários Estados do Brasil.
Foi Campeão Paulista no ano de 2004 e Vice Campeão Brasileiro nos anos de 1999 e 2000, no Canto Praia Grande Clássico com Repetição. 
No ano de 2004, mais precisamente em 11/05/2004, no torneio da cidade de Mogi das Cruzes-SP, válido pelo Campeonato Brasileiro pela Federação Brasileira dos Criadores de Pássaros – FEBRAPS, reuniram-se em volta da estaca um grande número de expectadores que literalmente silenciaram-se para ouvir a apresentação do "Guga" e este não deixou por menos e “presenteou” à todos, fazendo a sua melhor apresentação “Em Torneio”, de toda sua vida.No silêncio absoluto que ali reinava, diante do olhar de mais de 150 pessoas, superou todas as expectativas criadas à seu respeito, deu apenas 2 cantadas, sendo a primeira cantada de 2 minutos e 43 segundos, de 35 samaritás (ou 71 cantos) e uma segunda cantada um pouco menor de 2 minutos e 04 segundos, de 24 samaritás (ou 49 cantos).
Só se ouvia o murmúrio dos presentes dizendo “não pára mais?...”não vai parar?...
Esta apresentação ficou para a história porque, como todos sabem, o juiz não pode encerrar a apresentação enquanto o pássaro não terminar a cantada, nisso as duas cantadas do "Guga" chegaram à 4 minutos e 47 segundos, ultrapassando em 47 segundos o tempo de 4 minutos estipulados naquele dia pelo Juiz para cada curió.
Após esta segunda cantada, quando o juiz gritou “Teeemmpo!!!” anunciando o término da apresentação, houve mais de 1 minuto de aplausos incessantes dos presentes, que se olhavam e exclamavam: “Que loucura!!”.
No torneio do ano anterior, exatamente aos 12/10/2003, na mesma cidade de Mogi das Cruzes-SP, durante a sua apresentação deu uma cantada de 2 minutos e meio, de 30 samaritás (ou 61 cantos), sendo esta, a sua segunda melhor apresentação “Em Torneio”.
Estas apresentações em torneios estão gravadas e ficaram registradas para a História. Quando eu digo “Em Torneio” é porque, graças às visitas que faço freqüentemente ao Sr. Pedro em sua residência, pude presenciar incontáveis cantadas do "Guga" com mais de 3 minutos de duração.
É emoção que vou lembrar para o resto de minha vida...
Esta é apenas uma homenagem simples que faço, em primeiro lugar à pessoa do Sr. Pedro, a quem muito estimo, e em segundo lugar ao "Curió Guga" que, pela alegria que já me proporcionou, e à todos, merece este registro para não passar para história apenas como um curió conhecido na sua região.
Os curiozeiros do Brasil merecem conhecer um pouco da história do "Guga", o legendário "Curió Guga"!

Baseado no texto de Geraldo Ribeiro dos Santos.


Vilson de Souza.