Filhotes descendentes da linhagem genética de Matuto, Soberano, Sentinela, Prorrogação, Euros, Vila Rica, Tilim, Miracatú, entre outros.

História do Curió Encrenca.

O curió que mais tarde iria chamar-se “Encrenca Velho”, Nasceu na cidade de Joinville em Santa Catarina, na temporada de 95/96, filho do curió “Bugrinho Velho” e da fêmea “Asinha”. Foi registrado com o anel n º 25-3-7305 95/96. 
O seu criador o repassou para um amigo da cidade de Camboriú-SC, o qual esse amigo ficou doente e foi hospitalizado e resolveu disponibilizar o pássaro, sendo que dois criadores disputaram a aquisição desse pássaro, gerando um conflito entre ambos por este fato, e devido a isso, o novo criador que adquiriu colocou o nome ao pássaro de “ENCRENCA”, não sabendo que seria um dos maiores raçadores, deixando uma herança genética muito grande por este país a fora.
O curió “Encrenca Velho” ficou muitos anos em um criatório em Itajaí-SC, sendo pai do curió “Pavarotti”, muito conhecido no Centro Oeste, sendo este Tetra Campeão Mato-grossense e Vice-Campeão Brasileiro em 2004.
No ano de 2004 o curió “Encrenca Velho” foi repassado para Júnior, criador da cidade de Cascavel-PR, Juntamente com uma fêmea muito famosa chamada “Ana Cléia”, anilha 25-3-5743 94/95, filha de Caiçarinho e Samanta. 
A fêmea “Ana Cléia” quando cruzada com o curió “Encrenca Velho” deu origem a muito bons filhotes, por exemplo: O Curió “Encrenca Filho”, adquirido pelo Junior ainda pardo em 1998 e posteriormente repassado para o Aparecido Gilson Gardenal, da cidade de Cascavel-PR.
O Júnior ficou com o Curió “Encrenca Velho” na temporada de 2004/2005, reproduzindo com ele, várias fêmeas para o seu plantel.
No início da temporada 2005/2006 o Curió “Encrenca Velho” e a fêmea “Ana Cléia” foram repassado para o criador Aparecido Gilson Gardenal de Cascavel-PR, ficando em seu plantel e reproduzindo por três temporadas, transmitindo sua excelente genética.
No dia 06 de abril de 2008, quando já era noite, José Carlos Salamoni, da cidade de Barra do Garça-MT) recebe um telefonema, era Gilson, comunicando o falecimento do curió “Encrenca Velho”, foi um episódio marcante pela grande tristeza, pois morreu um dos maiores raçadores de fibra deste país, foi um momento muito difícil para todos os que conheciam este belo pássaro.
Os últimos momentos da sua vida, foram filmado e está em um DVD da criação do Gilson. 
O curió “Encrenca Velho” deixou no criatório do Gilson filhos e filhas, que são responsáveis pela continuação de sua genética.
Felizes aqueles que conseguem reproduzir filhotes com o curió “Encrenca Velho”, deixando inúmeros filhos, filhas, netos e netas espalhados por todo o Brasil, especialmente no Estado de Mato Grosso, onde os criadores e mantenedores acreditaram nesta genética.
Um desses criadores de Mato Grosso, aficcionado pela Raça “Encrenca”, é o Sr. Adevalso Castilho, da cidade de Rondonópolis-MG, possui exemplares diretos do curió “Encrenca Velho”, tais como “Encrenca Filho”, “F II”, “Massaranduba”, “Bugrinho Filho”, “Eldorado” e excelentes fêmeas com genética de qualidade como “Pombinha II”, “Verona”, “Malú 103”, “Tulipa”, “Americana”, “Ana Lú” entre outras, as quais geraram filhotes que já demonstram sua qualidade.
Desempenho dos “Encrencas” no Centro Oeste:
Nos últimos oito anos, no Campeonato Matogrossense, foram vencidos por seus filhos ou netos, como segue: No ano de 2004 - curió “Pavarotti Filho”, no ano de 2005 – curió “Peneirinha Neto”, no ano de 2006 - curió “Simeão Neto” e no ano de 2007 e 2008 - curió “Guarda Belo Neto”.
Não podemos deixar de mencionar também o curió Jurubeba”, do Criador Luciano Marcelo Bettini de Rondonópolis-MG, que foi Campeão Brasileiro no ano de 2007 pela COBRAP, filho do curió “Massaranduba”, que é irmão do Curió Encrenca Velho, um pássaro maravilhoso, que sem dúvidas, deu muitas alegrias ao seu mantenedor. 
Acredito que muitos criadores irão firmar um compromisso com a manutenção e preservação da herança genética da raça “Encrenca”, pois temos o conhecimento do valor do curió “Encrenca Velho”, que deixou sua genética espalhada por esse Brasil afora. 
Baseado em relatos do Sr. Aparecido Gilson Gardenal, de Cascavel-PR.

Vilson de Souza.