Filhotes descendentes da linhagem genética de Matuto, Soberano, Sentinela, Prorrogação, Euros, Vila Rica, Tilim, Miracatú, entre outros.

Supremacia do Curió Matuto II.


O curió Matuto II, sem sombra de dúvidas, tornou-se um dos raçadores com o melhor índice de aproveitamento no quesito aprendizado do canto praia grande clássico, voz excelente e repetição. Não só por seu nome e raça, mas pelos descendentes campeões que originou.

O seu antigo proprietário, o Sr. Murata, revolucionou o conceito em criação de curiós, desde as matrizes de excepcional qualidade genética, de resultados, quanto à estrutura milimetricamente planejada do criatório com sofisticação e tecnologia.
O curió Matuto II, era filho do curió Matuto com a fêmea Brasileira, que por sua vez era filha do próprio Matuto.
Também era conhecido como Tumiara e foi adquirido pelo Sr. Murata junto ao Sr. Dário Roveri, de Jundiaí-SP. Vale ressaltar que a fêmea 004, também fora do Sr. Dário, e posteriormente do Sr. Murata.
Matuto II originou descendentes famosos ao longo de sua vida. Dentre eles, destacam-se os curiós:

Astro ou Príncipe do Vale (Matuto II x 005), hoje em posse do Sr. Wada de São Paulo;
Fugitivo (Matuto II x 005);
São Bento (Matuto II x 029), pai dos curiós São Bento Filho e Talismã;
Popó (Matuto II x 056, esta também é filha do Matuto II com a fêmea 029);
Muralha ( Neto do Matuto II );
Reizinho (Matuto II x 056);
109 (Matuto II x 004);
Pantanal (Matuto II x Safira);
067 e 061 (Matuto 2 x 004);
Sangue Azul (Matuto 2 x 004);
Matuto004;
Matuto056;
Matuto070;
004Filho e 056 Filho e Matuto 056;

E entre as filhas do Matuto II temos: a 056 a 31751 a 35778 a 77063 e outras netas, que produziram e produzem descendentes de destaque e admiração.
As cruzas do Matuto II que mais se destacaram, sem sombra de dúvidas foram oriundas das fêmeas 004 e 056, 31751 resultando em descendentes diferenciados e muito apreciados.

O curió Halley, do Rivellino (Seleção Brasileira) é neto do Matuto II. É filho do curió Matutinho com a fêmea Rabicó.

Matuto II tinha a peculiaridade de transmitir descendentes com excelente voz, aveludada, timbre excepcional ("voz de Matuto"), notas alongadas, aprendizado, fibra e altíssima repetição. Suas filhas também originam descendentes com as mesmas características citadas.

Matuto II, com certeza deixou muitas saudades, falar nesse curió é sempre muito nostálgico. Felizmente, ainda existem muitos descendentes que o tornam, indubitavelmente numa LENDA!

Baseado em um texto de Serginho Minami.


Vilson de Souza.